BLOGS: Blog do Hélio

Blog UOL

Vai!

06/03/2009

São Paulo vai parar e não vai demorar. Na verdade, daquelas bem verdadeiras sem a ótica dos otimistas, já parou. É impossível entrar em um vagão do metrô entre as 18 e 20 horas sem ser chutado, levar rasteira ou ficar vendo cara feia de gente mais feia te olhando torto porque você saca – belíssima - seu livro de bolso e nem confiança para o resto do povo. Faço isso, sempre. Nada como a leitura para abstrair as dezenas de braços com suas glândulas sudoríparas à toda! Tudo bem que o cheiro não melhora, mas você pode imaginar que está, sei lá, em Paris no século XVIII. Ih, não adiantou muito, o cheiro não muda muito. Mas ok.

O pior não é o problema de falta de espaço e trens, é a falta de educação das pessoas. As coisas são tão simples e tem gente que complica. Se você não consegue entrar, não consegue, é questão de Física. Mas nem todo mundo sabe disso e acha que sim, claro que sim, você cabe naquele espaço que tem 1/125 do seu tamanho, e te empurram, forte, sem querer saber de mais nada. Pra frente e avante, oh homem da frente, entre!

Pior, muito pior, é gente que não enxerga que na sua frente tem uma senhorinha toda fofa andando devagar. Ou que uma mulher grávida está se ajeitando no banco e por isso você ainda não sentou. Falta de educação é ruim em qualquer lugar, minha avó diz que educação cabe até na estrebaria, e cabe. Mas além de falta de educação esse povo tem falta de consciência coletiva. Como viver na maior cidade da América Latina e a quarta maior do planeta sem isso?

Como viver em um lugar onde as pessoas que são empurradas alguns dias em outros são as que empurram. Se eu não passo pra frente o empurrão com destino ao vagão isso acaba. É a velha história de não fazer com os outros o que não quero que façam comigo, mas dessa vez mais visível, tocável, logo, deveria ser bem mais apreendida pelas pessoas. Mas não. E o metrô vai continuar lotado, as pessoas vão continuar me empurrando e as senhorinhas continuarão sofrendo com a pressa dos mocinhos.

E olha que não faz um mês que o preço da passagem aumentou. Prestação de serviço público é mesmo uma piada porque o prestador enxerga em seu público um bando de gente apressada que não tem tempo de reclamar. Fica fácil. Ainda mais se você pensa que de ônibus é pior, de táxi bem pior e de carro próprio então, ai ai...


Escrito por Hélio Filho às 18h09 Comentários Envie

Lá (lá lá lá)

02/03/2009



Remixei minha vida com batidas alegres.
Colori meu passado com cores vivas para ele não ser esquecido.
Sonhei pesadelos para me ver longe deles.
Varri a poeira pra debaixo do tapete do esquecimento.

Hoje tenho luz nas mãos.
Tenho paz nos olhos e na alma.
Sinto o sol aquecer meus sentimentos.
Vejo um futuro cheio de fotos coloridas.

Vou pisar na grama para andar.
Vou quase matá-la para passar.
E ela vai sorrir mesmo assim.
Estou a caminho do futuro, cheio de fotos coloridas.

Quando eu chegar lá te ligo pelo telefone da memória.
Atenda, fique alerta para o chamado do porvir.
Quero te dizer o que encontrei lá.
Lá, um lugar cheio de fotos coloridas.


Escrito por Hélio Filho às 18h30 Comentários Envie


Busca
Infomix
Receba o boletim de notícias do Mix no seu e-mail.
2006 - MIX BRASIL - © Todos os direitos reservados